Elaboração
Comissão
Para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 da UFSC foi constituída uma Comissão, por meio da Portaria nº2613.GR.2018, em 12 de dezembro de 2018.
A Comissão é composta por dois grupos:
- Grupo Executivo Gestor;
- Grupo Executivo Técnico.
O grupo Executivo Gestor é composto pelos seguintes membros, sob a presidência do primeiro:
- Vladimir Arthur Fey – Secretário SEPLAN
- Alacoque Lorenzini Erdmann – Vice-Reitora
- Alvaro Guillermo Rojas Lezana – Diretor Geral do Gabinete
- Sérgio Roberto Pinto da Luz – SEPLAN
- Monique Regina Bayestorff Duarte – SEPLAN
- Caroline Renata Delle Finati – SEPLAN
- Mariana Wagner da Silva – SEPLAN
- Sérgio Luiz Ferreira – Comissão Própria de Avaliação
O Grupo Executivo Técnico é composto pelos seguintes membros:
- Pró-Reitoria de Administração – PROAD – Jair Napoleão Filho;
- Suplente: Rodrigo Valverde da Silva;
- Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE – Pedro Luiz Manique Barreto;
- Suplente: Vanessa Alves;
- Pró-Reitoria de Extensão – PROEX – Rogério Cid Bastos;
- Suplente: Graziela de Luca Canto;
- Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD – Alexandre Marino Costa;
- Suplente: Tereza Cristina Rozone de Souza;
- Pró-Reitoria de Pesquisa – PROPESQ – Sebastião Roberto Soares;
- Suplente: Armando Albertazzi Gonçalves Júnior;
- Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PROPG – Cristiane Derani;
- Suplente: Juarez Vieira do Nascimento;
- Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – PRODEGESP – Carla Cristina Dutra Búrigo;
- Suplente: Clesar Luiz Loch;
- Secretaria de Cultura e Arte – SECARTE – Maria de Lourdes Alves Borges;
- Suplente: Rogéria Moreira Couto (Portaria nº 2.761/2018/GR) ;
- Secretaria de Relações Internacionais – SINTER – Lincoln Paulo Fernandes;
- Secretaria de Obras, Manutenção e Ambiente – SEOMA – Paulo Roberto Pintoda Luz;
- Suplente: Luiz Antonio Zenni;
- Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades – SAAD – Francis Solange Vieira Tourinho;
- Suplente: Marcelo Henrique Romano Tragtenberg (Portaria nº 2.739/2018/GR);
- Secretaria de Educação a Distância – SEAD – Fernando Alvaro Ostuni Gauthier;
- Suplente: Rafael Pereira Moré;
- Secretaria de Esportes – SESP – Juliano Fernandes da Silva;
- Suplente: Airton José Santos;
- Secretaria de Inovação – SINOVA – Alexandre Moraes Ramos;
- Suplente: Aluizia Aparecida Cadori;
- Secretaria de Segurança Institucional – SSI – Leandro Luiz Oliveira;
- Suplente: Teles Espindola;
- Secretaria de Aperfeiçoamento Institucional – SEAI – Liz Beatriz Sass;
- Suplente: Graziele Ventura Koerich Rodrigues (Portaria nº 2.738/2018/GR);
- Três Diretores de Centro de Ensino, sendo dois do Campus sede e, um dos Campi Fora de Sede – Celso Spada; Walter Quadros Seifert; Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto;
- Suplentes: Arnoldo Debatin Neto; Alexandre Verzani Nogueira; Eugênio Simão;
- Dois representantes discentes, um do curso de Graduação e outro do curso de Pós-Graduação – Yago Ronan Messias, Bárbara Santos Ventura;
- Suplentes: Rafael Carvalho Bueno, Flávia Aline de Oliveira;
- Servidor Técnico-Administrativo em Educação – Anderson Roberto Oliveira;
- Suplente: Rosi Corrêa de Abreu;
- Representante da Comissão Permanente de Sustentabilidade – Anna Cecilia Amaral Petrassi;
- Suplente: Gabriela Mota Zampieri;
- Representante da Comissão de Ética – Odival Cezar Gasparotto;
- Suplente: Leo Afonso Staudt;
- Representante do Hospital Universitário – Maria de Lourdes Rovaris;
- Suplente: Paulo Peixoto Portella.
São atribuições do Grupo Executivo Gestor:
- Coordenar e orientar os trabalhos de discussão e construção do PDI;
- Elaborar e divulgar o cronograma geral das atividades/etapas referentes à construção do PDI junto a todos os câmpus, observadas as orientações;
- Elaborar e enviar a Estrutura Base do PDI 2020-2024 ao Grupo Executivo Técnico para discussão, análise, revisão, complementação e aprovação da Estrutura Final do PDI 2020-2024;
- Promover a sensibilização da comunidade em todas as instâncias do processo de discussão, construção e aprovação do PDI;
- Agendar, convocar, divulgar e coordenar eventos/reuniões dos Grupos Executivos, e/ou da comunidade interna, quando necessário;
- Coordenar e orientar os trabalhos de discussão e elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, pautados nos seus documentos norteadores;
- Assessorar e acompanhar a execução das atividades do Grupo Executivo Técnico;
- Solicitar e monitorar a entrega dos documentos produzidos pelo Grupo Executivo Técnico para elaboração da Minuta do PDI;
- Sistematizar os trabalhos realizados pelo Grupo Executivo Técnico;
- Organizar reunião para divulgação e compatibilização das propostas;
- Consolidar a Minuta do PDI 2020-2024;
- Divulgar a Minuta do PDI para conhecimento e contribuições da comunidade, por meio de consulta púbica;
- Avaliar, em conjunto com o Grupo Executivo Técnico, a permanência das sugestões advindas da consulta pública;
- Finalizar o documento do PDI 2020-2024;
- Encaminhar o PDI 2020-2024, após ajustes da consulta pública, para avaliação, aprovação e homologação do Conselho Universitário.
São atribuições do Grupo Executivo Técnico:
- Coordenar e orientar os trabalhos de discussão do PDI, pautados nos documentos norteadores;
- Articular discussões temáticas;
- Propor conteúdo para elaboração da Minuta do PDI 2020-2024;
- Sensibilizar e mobilizar a comunidade universitária na participação no processo de elaboração do PDI;
- Elaborar e divulgar o cronograma geral das atividades do processo de discussão e construção do PDI;
- Elaborar, em conjunto com o Grupo Executivo Gestor, propostas de objetivos e metas institucionais, e demais planos inerentes ao PDI.
- Auxiliar a Comissão do PDI nos levantamentos de dados que forem solicitados;
- Coordenar, agendar, convocar e divulgar os trabalhos de discussão do PDI em cada uma de suas áreas;
- Dar suporte à formatação de documentos e revisão de texto, à realização de eventos e à divulgação de atividades do PDI;
- Apreciar a permanência das sugestões levantadas, por meio de consulta pública, pela comunidade universitária;
- Auxiliar na elaboração e entrega do documento final do PDI ao Conselho Universitário.
Plano de Trabalho e Cronograma das Atividades
O Plano de Trabalho é um documento que apresenta a estrutura do PDI 2020-2024, os conteúdos que deverão ser abordados, a metodologia de construção do plano, a comissão designada e o cronograma de atividades.
Clique para acessar o Plano de trabalho para elaboração do PDI 2020-2024.
Clique para acessar o Cronograma de atividades PDI 2024.
Reuniões – convocações e atas
- 1ª reunião da Comissão para elaboração do PDI 2020-2024.
Todos os membros titulares e suplentes foram convocados para a primeira reunião da comissão, realizada no dia 20 de dezembro de 2018 , às 10h, na sala Goiabeira, no Centro de Eventos da UFSC.
A reunião teve como pauta:
– Apresentação do Plano de Trabalho;
– Aprovação do cronograma de atividades;
– Esclarecimentos e encaminhamentos.
Memorando Circular – Convocação 1ª reunião 20.12.2018
Ata 1ª Reunião da Comissão PDI 20.12.18
- 2ª reunião da Comissão para elaboração do PDI 2020-2024.
Todos os membros titulares e suplentes foram convocados para a segunda reunião da comissão, realizada no dia 25 de março de 2019, às 15h, na Sala dos Conselhos – Reitoria I da UFSC.
A reunião teve como pauta:
1. Informes;
2. Apreciação da ata da primeira reunião;
3. Análise e discussão da versão preliminar dos objetivos institucionais, iniciativas estratégicas e indicadores de desempenho;
4. Esclarecimentos e encaminhamentos.
Convocação 2ª reunião Comissão PDI – Ofício 04.2019.SEPLAN
Ata 2ª Reunião da Comissão PDI 25.03.19
- 3ª reunião da Comissão para elaboração do PDI 2020-2024.
Todos os membros titulares e suplentes foram convocados para a terceira reunião da comissão, realizada no dia 05 de junho de 2019, às 14h, na Sala dos Conselhos – Reitoria I da UFSC.
A reunião teve como pauta:
- Aprovação da ata da reunião do dia 25 de março de 2019;
- Informes;
- Discussão sobre o documento de objetivo institucionais, indicadores de desempenho, metas e iniciativas estratégicas;
- Proposta de visão e valores institucionais;
- Discussão sobre o diagnóstico institucional;
- Elaboração do conteúdo PDI;
- Encaminhamentos.
Convocação 3ª reunião Comissão PDI 2020-2024
Ata 3ª Reunião da Comissão PDI 05.06.19
- 4ª reunião da Comissão para elaboração do PDI 2020-2024.
Todos os membros titulares e suplentes foram convocados para a quarta reunião da comissão, realizada no dia 14 de agosto de 2019, às 09h30min, na Sala Calêndula – Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
A reunião teve como pauta:
- Aprovação da ata da reunião do dia 05 de junho de 2019;
- Relato sobre a situação atual do PDI;
- Apresentação da consolidação das sugestões dos objetivos institucionais;
- Apresentação da proposta de mapa estratégico;
- Encaminhamentos das sugestões provenientes do documento de propostas de indicadores de desempenho, metas e iniciativas estratégicas.
Convocação 4ª reunião Comissão PDI 2020-2024
Ata 4ª Reunião da Comissão PDI 14.08.19
- 5ª reunião da Comissão para elaboração do PDI 2020-2024.
Todos os membros titulares e suplentes foram convocados para a quarta reunião da comissão, realizada no dia 07 de outubro de 2019, às 15h00min, na Sala dos Conselhos da UFSC.
A reunião teve como pauta:
- Aprovação da ata da reunião anterior, realizada no dia 14 de agosto de 2019;
- Apresentação e apreciação da minuta do PDI;
- Apresentação e apreciação do cronograma atualizado.
- Consulta Pública do PDI.
Convocação 5ª reunião Comissão PDI 2020-2024
Ata 5ª Reunião da Comissão PDI 07.10.19
- 6ª reunião da Comissão para elaboração do PDI 2020-2024.
Todos os membros titulares e suplentes foram convocados para a quarta reunião da comissão, realizada no dia 20 de novembro de 2019, às 15h00min, na Sala dos Conselhos.
A reunião teve como pauta:
- Aprovação da ata da reunião anterior, realizada no dia 07 de outubro de 2019;
- Deliberação da minuta do PDI;
- Encaminhamento do PDI ao Gabinete da Reitoria.