PDI UFSC
  • Suspensão temporária dos trabalhos de elaboração do PDI 2025-2029

Publicado em 02/04/2024 às 10:13

Na data de hoje, 02 de abril de 2024, foi emitido Ofício Circular 02/2024/SEPLAN/UFSC comunicando a suspensão temporária das atividades de elaboração do novo plano.

A decisão foi considerada necessária em decorrência da paralisação das atividades dos STAE e, adicionalmente, em resposta a solicitações recebidas de diferentes gestores, relatando a defasagem de suas equipes, dificultando o prosseguimento adequado das atividades.

Diante desse cenário, o Grupo Gestor Executivo irá realizar reuniões periódicas de avaliação da situação e, caso haja qualquer alteração conjuntural, será apresentado novo cronograma de retomada do processo de elaboração do PDI 2025-2029.

Enquanto perdurarem os efeitos da greve, ficam como encaminhamentos:

• Etapa 1: análise de ambiente: os instrumentos disponibilizados aos Grupos Técnicos Setoriais (GTS) permanecerão abertos para edição, sem prazo de entrega, visando não interromper os trabalhos daqueles que já iniciaram a referida análise;
    • Etapa 2: visão e valores: a discussão foi iniciada em Audiência Pública Central do dia 20/03/2024 e, nos próximos dias, o Grupo Gestor irá consolidar propostas de visão e valores, as quais serão colocadas em análise pelos Grupos Técnicos Setoriais por meio de uma consulta (em breve, divulgaremos mais informações);
    • Etapa 3: temas estratégicos: estava prevista para ser discutida na Audiência Pública Central do dia 20/03/2024, mas, em decorrência do horário, não foi contemplada. Portanto, essa etapa será retomada após a finalização da greve.
    • Etapas 4 (objetivos institucionais), 5 (iniciativas/ações) e 6 (indicadores): também serão retomadas após finalização da greve.

Nesse meio tempo, recomenda-se que, na medida do possível, os agentes gestores dos Grupos Técnicos Setoriais tentem atualizar suas portarias para a composição completa, visando dar eficiência aos trabalhos no momento da retomada.

O Grupo Gestor Executivo está atento e avaliando os possíveis cenários e manterá a comunidade acadêmica devidamente informada.

Acesse aqui o documento: Ofício Circular 02/2024/SEPLAN/UFSC

• Grupo encarregado de elaborar o novo PDI da UFSC promove audiência pública

Publicado em 25/03/2024 às 11:25

O Grupo Gestor Executivo promoveu na terça-feira, 19 de março, a primeira audiência pública central com vistas à elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSC relativo ao período 2025-2029. A audiência, em formato híbrido, ocorreu presencialmente na Sala dos Conselhos da Reitoria, mas também contou com transmissão e participação virtual de demais integrantes do Grupo Gestor e dos Grupos Técnicos Setoriais, que puderam acompanhar os trabalhos por meio de videoconferência. A audiência prosseguiu no dia 20, com debates sobre a missão, a visão e os valores da Universidade.

Presentes à audiência, o reitor Irineu Manoel de Souza e a vice-reitora Joana Célia dos Passos se manifestaram ressaltando a importância do PDI e do planejamento estratégico para a Universidade. O professor Irineu afirmou que a UFSC tem experiência acumulada na elaboração do PDI, mas sempre há espaço para a evolução. O reitor destacou a necessidade de adaptar o planejamento às características de cada setor e disse esperar que o PDI seja um guia para as atividades na gestão da Universidade.

A professora Joana mencionou a competência e a responsabilidade do grupo envolvido na elaboração do PDI e agradeceu aos representantes de outras instituições de ensino presentes à audiência. A vice-reitora relatou que participou recentemente de vários simpósios durante a reunião de acompanhamento da Conferência Regional de Educação Superior – Cres+5, realizada em Brasília de 13 a 15 de março, que reuniu representantes de diversas universidades da América Latina e Caribe. De acordo com ela, existem questões comuns entre as instituições, como financiamento e autonomia, enquanto o debate sobre a inclusão começa a ganhar espaço.

A professora Andrea Trierweiller, Secretária de Planejamento e Orçamento, mesmo em missão em Brasília, participou remotamente da audiência na terça-feira. Ela saudou os participantes e destacou a importância do planejamento estratégico da Universidade e a qualificação da equipe da Seplan envolvida. A audiência foi coordenada por Lucas Santos Matos e Mônica Beppler Kist, da Coordenadoria de Gestão Estratégica da Seplan.

A audiência pública prosseguiu com uma palestra do professor Júlio Eduardo Ornelas Silva, do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC). Ele abordou os processos de tomada de decisão e o pensamento estratégico universitário, apresentando valiosos subsídios para as discussões entabuladas na elaboração do novo PDI da UFSC.

Mesa redonda

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com participação de representantes de outras instituições públicas de educação superior de Santa Catarina, os quais tiveram participação ativa no desenvolvimento do PDI de suas instituições. Participaram da mesa Oizes Vieira Mendes, representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC); Bárbarah Cristine Leidow Sorgetz, representando o Instituto Federal Catarinense (IFC); Rosilane Pontes Bernard, representando a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Monique Regina Bayestorff Duarte, representando a UFSC.

Eles apresentaram relatos sobre a construção dos Planos de Desenvolvimento Institucional de suas instituições, os desafios encontrados e estratégias para engajamento da comunidade nessa importante tarefa.

Todo o conteúdo da audiência pública foi gravado e está disponível para consulta no canal do YouTube da TV UFSC:

– Primeiro dia: Audiência Pública Central PDI UFSC 2025-2029 (youtube.com)

– Segundo dia: Audiência Pública Central PDI UFSC 2025-2029 (youtube.com)

Notícia original em: Reitoria UFSC